CASO BESA: MEMBROS DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA “ROUBARAM O BESA”
Luanda – Consta que, Marta dos Santos, irmã do antigo presidente José Eduardo dos Santos, o actual presidente da república de Angola, João Manuel Lourenço, nas vestes de ministro da defesa, emprestou ao Banco Espírito Santo um valor de cerca de dez milhões de Euros em comunhão com membros do Comité Central do MPLA e não devolveram o dinheiro ao estado, denunciou Paulo Morais ao Correio da Manhã em Portugal.
MUKWÁ KILUNJE
Segundo a fonte do Jornal Hora H, a prior o dinheiro passou a ser distribuído da seguinte maneira: Marta dos santos, irmã do malogrado ex-presidente, recebeu como empréstimo sem garantia de reembolso, um valor estimado em 800 milhões de euros, considerado a maior concessão entre todos envolvidos.
Marta dos Santos, segundo informou a fonte, está a desenvolver um projecto imobiliário em Talatona, cidade de Luanda, com a construtora portuguesa do empresário luso José Guilherme.
“Os filhos, José Dos santos (Zenú) Coreon Dú, ambos receberam do BESA, 50 milhões de Euros cada sem proposta de devolução.” Referiu a fonte.
Esse processo supostamente vicioso destaca a fonte, envolve um conjunto de membros ligados ao partido no poder, sobretudo membros do Comité Central entre Pitra Neto, Ferreira Neto, França Ndalu, Fernando da Piedade Dias dos Santos Nandó, Maria Mambo Café e até o actual presidente da república João Manuel Lourenço, receberam cerca de dez milhões de Euros e, até gora, segundo sabe-se, não devolveram ao estado angolano.
“O mais curioso, é que quando pediram para que devolvessem o dinheiro, alguns deles descaradamente responderam, pensamos que nos foi oferecido.” Disse a fonte ao CM.
A clínica de alto padrão onde se tratam a classe da elite do partido governante, denominada Clinic Center, pertence a Dino Matrosse, pois, este teve um préstimo de 20 milhões de Euros, Revelou Paulo Morais ao Correio da Manhã.
Os políticos envolvidos no escândalo do BESA, não aceitam falar a imprensa privada quando são contactados para ouvi-los em contraditório.