DIVÓRCIO EM ANGOLA CUSTA MAIS DE SEIS MILHÕES DE KWANZAS
O custo oficial do divórcio em Angola esta avaliado em mais de 6.160.001,00 (Seis milhões e cento e sessenta mil e um Kwanza), além desse valor são adicionados os pagamentos para a preparação do acto. Soube o jornal Hora h através de uma circular interna afixado na vitrine do Tribunal de Família em Luanda
Pedro Vicente
Ou seja, para o processo inicial do divórcio o custo é de 49 mil e 500 kwanzas, o valor subseqüente é de 66 mil kwanzas ao passo que o julgamento paga-se 49 mil Kz e, a decisão do tribunal custa 49 mil e 500 kwanzas, tal como atesta o documento.
Muitos casais que se encontram na condição de casados oficialmente e separados na carne estão com dificuldades de realizar a separação definitiva, devido o alto custo imposto pelo tribunal da família.
Juliana Mendes e Carlos Da Silva, residentes em Luanda, município do Rangel, oficialmente casados, com uma historia de cerca oito anos juntos, como conta Juliana, hoje se encontram fisicamente separados com a intenção de oficializarem o divórcio, mas, estão condicionados de dar seqüência ao processo há mais de um ano devido o alto custo imposto pelo estado angolano.
Essa situação, segundo Juliana, para além de estar criar embaraços na divisão dos bens, tem a penalizado, uma vez que a mesma já se encontra noutra relação e pretende efetuar o lance matrimonial
“Já me encontro noutra relação e pretendemos casar, mas não está ser possível porque ainda me encontro casada oficialmente e o meu ex-marido não quer comparticipar no pagamente porque eu é quem quero o divórcio, ele diz sempre que não tem dinheiro.” Disse Juliana.
A circular, refere a circular que esta medida deve a banalização dos casamentos que tem se verificados nos últimos 15 anos.