COMITÉ AFRICANO LAMENTA A MORTE DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS

0

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, foi homenageado, este domingo, com a observância de um minuto de silêncio na reunião conjunta do Comité Ministerial Africano sobre a Escala de Avaliação e Contribuições a nível de Embaixadores e os Peritos do Comité dos Quinze Ministros das Finanças (F15).

O presidente do Comité e embaixador do Tchad na Etiópia, Mahamat Ali Hassan, expressou o sentimento de tristeza pelo falecimento do antigo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ocorrido sexta-feira, em Barcelona, Espanha, vítima de prolongada doença. Louvou a sua contribuição para a libertação do continente africano, para a resolução de vários conflitos e o seu forte engajamento no quadro da União Africana (UA), pelo que “deixa um grande e importante legado para o continente”.

Na reunião que decorreu em formato digital, Mahamat Ali Hassan apresentou, em nome do Comité, as mais sentidas condolências ao Executivo angolano e à família enlutada.

Por seu turno, embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente Junto da UA e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África, Francisco José da Cruz, disse que Angola chora um líder clarividente, um patriota convicto que dirigiu o país em circunstâncias excepcionais e tempos difíceis.

O diplomata destacou, também, o seu “trabalho incansavelmente para a consecução da paz e da reconciliação entre os angolanos desavindos por décadas de conflito, consolidando assim a independência, a soberania e a unidade nacional”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página