ANGOLANOS E COREANOS PARTILHAM EXPERIÊNCIAS

0

Luanda – Em plena época de cacimbo, a partilha de conhecimento e de experiências culturais durante mais de cinco horas foi um dos pontos importantes para o fortalecimento da amizade entre os dois povos

A “barreira” linguística foi visivelmente rompida pelos compassos das danças tradicionais, com o gingar e o bailado dos dançarinos angolanos, convidando os poucos coreanos presentes no local a um pé de dança. Durante a confraternização, prevaleceu a diversão e a alegria.

Quando menos se esperava e impulsionado pelo ambiente festivo e pelo som forte e contagiante da percussão do grupo tradicional angolano Mwana Zanga, oriundo da Ilha de Luanda, o embaixador nomeado da República da Coreia, Kwang-Jin Choi, “despiu-se” das formalidades protocolares para subir ao palco e mostrar os dotes de exímio percussionista, o que lhe valeu rasgados aplausos e elogios da plateia.

O diplomata coreano, que se encontra num período de adaptação ao país, mostrou ser admirador da cultura angolana, quando em palco exibiu os seus dons. Assim, angolanos e coreanos festejaram num clima de harmonia e respeito pelas diferenças culturais.

Enquanto os concorrentes se preparavam para mais um jogo de conhecimento geral sobre a cultura do povo coreano, o palco ficou reservado para mais uma actuação do Mwana Zanga, que tem estado a representar a cultura luandense desde Janeiro de 2010, ano de sua fundação.

O grupo exibiu várias coreografias que representam as tradições ancestrais, através da música tradicional, percussão e danças.

Depois chegou o momento do jogo Golden Bell Quiz (Sino de Ouro), que consiste  em perguntas de múltiplas escolhas. O examinador fazia perguntas e apresentava quatro opções de respostas. Por sua vez, os concorrentes deveriam escolher a opção que considerassem  ser a correcta e quando solicitados levantavam sobre a cabeça o papel com a resposta. O mesmo processo aconteceu com o concurso Quiz OX, que consiste em perguntas de sim ou não. Os examinadores coreanos faziam as perguntas e para responder os concorrentes dirigiam-se à letra O, que corresponderia à resposta correcta, ou para a letra X, que corresponderia à resposta errada. A pontuação foi determinada pelo acumular de pontos exibidos no painel.   No programa constou ainda a exibição da dançarina angolana Osiris Santos, que apresentou uma performance no estilo coreano K-Pop. De seguida alguns jovens e adolescentes angolanos atletas e praticantes do Taekwondo, representantes da Federação Angolana da modalidade, fizeram algumas demonstrações da arte marcial coreana.

A VENCEDORA E OS DESAFIOS

Jandira Balieira, 20 anos, estudante do curso de Gestão Empresarial do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), foi a vencedora da última pré-eliminatória do concurso de conhecimentos gerais sobre a cultura coreana.

A vencedora angolana do “Quiz on Korea” recebeu um bilhete de passagem de ida e volta para a Coreia, com estadia paga e uma experiência cultural, entre 28 de Agosto e 5 de Setembro. Como prémio recebeu ainda um tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite. Com isso, Jandira Balieira vai ser a representante angolana na fase final da 11ª edição do “Quiz on Korea”, que acontece a 4 de Setembro deste ano, em Seul, na Coreia do Sul.

Os vencedores de cada país, seleccionados por meio de rodadas preliminares, disputam o campeonato final na Coreia. A primeira edição do concurso realizou-se no dia 31 de Agosto de 2012, em Seul, com participantes provenientes de 23 países.

PRIMEIRO DE MUITOS EVENTOS

O encarregado de negócios e cônsul da Embaixada da República da Coreia, Sangki Seok, manifestou o interesse do seu país em continuar a aprofundar e fortalecer as relações com Angola no domínio cultural e diplomático.

Falando por ocasião dos 30 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre as duas nações, assinalados este ano, o diplomata disse sentir-se honrado com a realização do concurso “Quiz on Korea”, o primeiro de muitos eventos ainda por realizar. Sangki Seok reconheceu, com satisfação, o facto de ter tomado conhecimento que a juventude angolana, em particular, tem demonstrado interesse em conhecer mais sobre os hábitos, costumes, cultura, música, geografia e a língua da Coreia.

Com a propagação da Hallyu “Onda Coreana”, em Angola, mais de 200 jovens têm igualmente mostrado interesse em aprofundar os conhecimentos sobre BTS “Meninos à Prova de Bala”. Para facilitar a integração social, informou que está aberto, desde Setembro de 2021, uma escola de aprendizado da língua coreana, na biblioteca da Universidade Católica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página