O FIM DE UM EX-DITADOR: JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS BEBE DO SEU PRÓPRIO VENENO
Luanda – Várias vozes da sociedade civil ouvidas pelo Jornal Hora H, afirmam que tudo que o ex-ditador e Presidente José Eduardo dos Santos esta a viver nos últimos dias, é fruto dos 36 anos de má governação que o mesmo teve em Angola.
NDOMBIZADIMENGA
Segundo os citadinos, se JES criasse no país hospitais sérios e com técnicos qualificados, não iria fugir do país em busca de saúde e segurança, portanto ele só esta a pagar o mal que fez ao povo.
“Dos santos é um carrasco frio, é só verem as políticas assassinas que os angolanos viveram durante décadas. Nós vivemos em Angola momentos em que 90% da população perderam familiares por causa de algumas epidemias como a febre-amarela, marburgue e outras, José Eduardo dos Santos nunca saiu ao público para solidarizar-se com o povo” disse um dos cidadãos.
O seu governo matava pessoas em tempo de paz como se fosse animais, prenderam e julgaram injustamente os activistas do Movimento Revolucionário, mas conhecido por caso dos 15 + 2, mataram o professor Nfulupinga Nlandu Victor, Libety Ganga da CASA-CE, os seus filhos roubaram bilhões do país que serviriam para construção de hospitais, o seu governo retrocedeu o futuro de muitas gerações e hoje o resultado é a emigração de muitos jovens para a Europa, afirmaram os entrevistados.
“José Eduardo dos Santos foi um assassino frio, é só verem as mortes que aconteceram ao longo do seu mandato, os músicos de intervenção social que eram perseguidos dia e noite, o país que ele deixou aos escombros, portanto com ou sem JES não muda nada no seio do povo angolano”, disse uma fonte.
De acordo com os entrevistados, quando a filha de José Eduardo dos Santos diz que o seu pai ficou mais de 15 minutos sem atendimento médico, ela sabe o que o povo passa nestes hospitais que JES e o seu bando de criminosos que governaram o país durante décadas passam? Questiona a fonte.
“Muitos angolanos morrem e continuam a morrer nas camas dos hospitais por falta de médicos, para não falarmos de pessoas que morrem nas zonas rurais por falta de hospitais, e tudo que JES esta a viver nos últimos dias de vida é o calvário que muitos angolanos viveram durante décadas da sua governação.
O CLAMOR DA FILHA DO EX-DITADOR
Tchizé dos Santos, filha do ex-ditador angolano e causador da miséria que a população vive no país, acusou os médicos de José Eduardo dos Santos, de estarem a negligenciar o seu pai de forma “propositada” com o objectivo de “antecipar a sua morte”. Afirma ainda que estão a “inventar dados” e mantêm o antigo Presidente “sequestrado”. José Eduardo dos Santos está em coma numa clínica em Barcelona depois de ter sofrido uma queda.
“O meu pai tem sido vítima de negligência propositada com o fim de antecipar a sua morte. Eu tentei colocar um enfermeiro em casa 24/24 horas e fui impedida. Os médicos alegavam que lhes eram anuladas consultas”, conta Tchizé dos Santos num texto enviado à SIC. “Tentamos internar o meu pai devido ao baixo peso em finais de Abril e não nos deixaram. O meu pai está sequestrado e os filhos impedidos de lhe prestar a assistência médica que gostaríamos.”
Na mensagem, afirma ainda que se José Eduardo dos Santos “tivesse um enfermeiro ao lado não tinham demorado 15 minutos a telefonar para a linha de emergência a pedir socorro” e que o pai tinha não tinha covid-19, mas sim uma “infecção pulmonar há muito tempo não tratada que culminou na falta de ar”. Segundo a filha do ex-ditador e Presidente angolano, foi a falta de ar que terá levado a uma paragem cardíaca que culminou na queda.
“Claramente está lá para o matar por omissão”, remata Tchizé dos Santos.
Momentos antes, Tchizé tinha também garantido que “não vai permitir que desliguem as máquinas” a José Eduardo dos Santos, acusando o actual chefe do executivo, João Lourenço, de estar a fazer uma gestão política do caso.
Num áudio que está a circular nas redes sociais, sob a forma de recado “para quem anda a fazer os preparativos para o funeral do presidente emérito do MPLA”, Tchizé dos Santos afirma que José Eduardo dos Santos “está vivo”, com “todos os órgãos a funcionar” e o seu estado de saúde é estável.
Fonte: SIC Notícias