AEROPORTO DR. AGOSTINHO NETO PROJECTA O FUTURO DO PAÍS – DIZ MINISTRO RICARDO ABREU

0

Fernando Marques, PCE do caixa Angola, Ricardo de Abreu, PCA do Banco BPC e Carlos Rosado

Luanda – O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, afirmou, nesta sexta-feira, em Luanda, que o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, que recebeu o primeiro voo experimental do tipo Boeing 777 abre uma forte possibilidade de criar a imagem e a realidade do futuro da “Angola do amanhã”.

“E temo-la do ponto de vista do ordenamento urbano, do ponto de vista da empregabilidade, do ponto de vista das acessibilidades e da mobilidade sustentável, das oportunidades de investimento especializado não só no domínio aeronáutico, mas também no industrial, comercial, turístico e logístico, para facilitarmos as nossas exportações de bens e serviços para o continente africano e para o mundo”, salientou ao discursar no acto da realização do primeiro voo experimental no novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

Na visão do ministro, “podemos inclusive aqui forjar a nova geração de técnicos e de profissionais angolanos, seja na especialidade aeronáutica seja noutras especialidades e funções, dotados de conhecimento e de competências, para que com satisfação acrescida possamos brilhar perante África e o mundo”, disse.

O PRIMEIRO VOO

O Boeing 777 da TAAG, que partiu do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, marca o assim o processo de certificação em curso, visando apurar se o projecto cumpriu com as regras internacionais para a construção de aeroportos do género e se existe pessoal técnico para operar num aeródromo daquela dimensão, cuja conclusão está aprazada para Julho de 2023.  

Localizado no município de Icolo e Bengo, na zona do Bom Jesus, Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto tem já terminada a pista sul (a maior do aeroporto) que dispõe de quatro mil metros por 60 de largura, onde foi realizado o primeiro voo experimental.

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto uma tem  capacidade para 15 milhões de passageiros/ano, um volume de mercadorias de 50 mil toneladas/ano e ocupando uma área de 1.324 hectares.

A infra-estrutura possui, também, duas pistas duplas e está dimensionado para receber aeronaves do tipo B747 e A380 – actualmente o maior avião comercial, além de contempla a construção de raiz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75km2.   

A cerimónia foi igualmente abrilhantada com espectáculo aeronáutico com aviões da Força Área Nacional e descida de pára-quedas.

Testemunharam o acto, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação, Manuel Homem, Interior, Eugénio Laborinho, governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, viúva do primeiro Presidente de Angola, Maria Eugénia Neto, entre outros membros do Executivo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página