UCRÂNIA NECESSITA DE “CERCA DE SEIS MESES” PARA DESMINAR ZONAS JUNTO AOS PORTOS DO MAR NEGRO

0

O vice-ministro ucraniano para Política Agrária e Alimentação, Taras Vysotskyi, alerta que a desminagem das zonas próximas aos portos do Mar Negro poderá levar até seis meses, isto mesmo que a Rússia levante o bloqueio.

Durante uma conferência, o responsável indicou que a Ucrânia deverá conseguir exportar apenas dois milhões de toneladas de cereais. Antes da guerra, Kiev conseguia exportar até seis milhões de toneladas de cereais por mês.

Nesta altura, mais de 20 milhões de toneladas de cereais estão bloqueadas nos portos e armazéns ucranianos à espera de serem exportados.

 RÚSSIA CASTIGA FUNCIONÁRIOS QUE ENVIARAM RECRUTAS PARA A UCRÂNIA

A Rússia castigou cerca de uma dezena de membros do Exército alegadamente responsáveis por enviarem centenas de recrutas para lutar na Ucrânia, anunciou hoje um procurador militar.

“Cerca de 600 recrutas foram, sob a supervisão do Distrito Militar Ocidental, enviados para a operação militar especial, sendo que todos eles regressaram [à Rússia] o mais rápido possível”, declarou o procurador Arthur Yegiev, falando à câmara alta do Parlamento russo.

Segundo o responsável, os funcionários que permitiram que isso acontecesse enfrentam agora processos disciplinares, incluindo a perspectiva de demissão.

No passado, o presidente Vladimir Putin negou repetidamente que a Rússia estivesse a usar recrutas – jovens convocados pelo Estado para servir no exército -, dizendo que apenas soldados profissionais estavam a participar na operação militar iniciada a 24 de fevereiro.

Em março, porém, o Ministério russo da Defesa reconheceu que alguns foram desses jovens foram enviados para o terreno.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página