CORPO DE NITO TERÁ SIDO ATIRADO AO MAR – DIZ PLATAFORMA 27 DE MAIO

0

Membros da Plataforma 27 de Maio, ouvidos pelo Esquerda.net, consideram muito estranho o facto de serem encontrados no mesmo terreno as ossadas de pessoas que se sabe terem sido presas e executadas em datas muito diferentes

Existe mesmo a possibilidade de que nunca se venham a encontrar os restos mortais de Nito Alves, uma vez que, segundo Jean-Michel Mabeko-Tali, na mais importante obra publicada sobre o MPLA1, o corpo de Nito terá sido atirado ao mar. O historiador cita “testemunhos concordantes, nunca desmentidos” que fundamentam esta afirmação.

A possibilidade de se encontrarem, no mesmo lugar, as ossadas quase intactas dos dirigentes políticos Nito Alves, José Van-Dunem, Sita Valles e Pedro Fortunato, dos militares Monstro Imortal, Bakalov e Sianouk, e dos músicos David Zé, Urbano de Castro e Artur Nunes parece remota. Monstro Imortal, o chefe do Estado-Maior do Exército, terá morrido numa sessão de tortura, nos dias seguintes; Sita Valles terá sido executada em julho; já Bakalov só foi preso no fim do ano. Os corpos eram “enterrados à pressa, em valas comuns”, relata, no livro citado, o historiador Mabeko-Tali.

Como seria, então, possível encontrar no mesmo lugar os restos mortais de quatro dirigentes políticos, três militares e três músicos ligados à corrente de Nito Alves, presos em datas e lugares diferentes, assassinados na tortura ou por um pelotão de fuzilamento?

A suspeita de estarmos diante de uma encenação ganha contornos reais. A Plataforma 27 de Maio conclui o seu comunicado denunciando a “encenação”, apelando a que “se imprima um rumo diferente aos trabalhos, com o recurso, nomeadamente, à cooperação internacional e adopção das medidas complementares exigidas: acompanhamento pelas famílias, identificação dos responsáveis e assunção de responsabilidade integral pelo Estado de Angola”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página