CASO XTAGIARIOUS: CONTAS BANCÁRIAS BLOQUEADAS?
Sobre a questão de algumas contas serem bloqueadas e por ser a primeira grande entrevista que deu desde que despoletou o caso, mencionou: “os órgãos de comunicação social que colocam informações falsas devem ser responsabilizados pelas informações que publicam e há um jornal que eu não gosto e postou várias notícias falsas. Por exemplo quem disse que as contas da Xtagiariuos foram bloqueadas? Foi o BAI ou a Xtagiariuos? Não! Agora quem passou a informação a esse jornal alegando que as nossas contas estavam bloqueadas se o banco não o fez e existe sigilo profissional, propalam que é o melhor banco e até eu já acreditei algumas vezes”.
Portanto, continuou, “contas bloqueadas só existem no banco BAI e aconteceu depois do comunicado do Banco Nacional de Angola e isso foi mesmo para mostrar que nós somos de facto ilegais. Num país sério como o nosso, as pessoas insistem em me marginalizar; eu Edson de Oliveira não sou marginal e nós sabemos aqui em Luanda onde é que ficam os marginais de fato e gravata, de calções, squine, e eu não sou”, esclareceu o empresário visivelmente abatido.
“Se eu fosse marginal, a primeira coisa que ia acontecer seria o BNA notificar todos os bancos angolanos e as mesmas instituições congelariam as contas da Extagiariuos; esse é o ponto numero um e qualquer economista, pessoas ligadas aos crimes financeiros e que estejam actualizados sabem que o que estou a falar é verdade”, disse Edson.
Na verdade só existe uma conta bloqueada que é a do banco BAI e a mesma nunca foi a nossa conta principal ela era utilizada apenas para fazermos aplicações.
A SUPOSTA FUGA DE EDSON DE OLIVEIRA
“No dia do meu aniversário postei um vídeo da nossa fazenda “Don Saramago” e minutos depois sai uma notícia referindo que eu estava fora do país com o meu único filho e na verdade eu tenho três filhos e vivem comigo”, contou Edson que alega nunca ter saído do país, “mas fala-se que já viajei duas vezes e há quem diz que ainda não voltei”.
Nesse caso, “consultem os serviços de emigração e estrangeiro, que é uma instituição séria para saberem dos registos se já saí ou não de Angola desde que este escândalo aconteceu”, aludiu Oliveira, adiantando que, “se vocês repararem, sempre que a Xtagiariuos faz algo de extraordinário há sempre alguém a disseminar uma informação falsa sobre os nossos feitos e, nos últimos meses, estão a criar uma onda de ódio nos nossos clientes que ainda não receberam os seus valores para detestar o proprietário da empresa”.
Edson de Oliveira acrescentou que as pessoas dizem que o ele tem que ser preso ou morrer, e pergunta: “se eu ir preso quem vai pagar o dinheiro deles? Nós reconhecemos que temos dívida com os clientes como várias empresas têm, até o nosso país tem divida com outras nações e Angola é um dos países mais endividados do mundo, mas é a forma que eles encontraram para dirigir o país”, disse Edson de Oliveira em grande entrevista.
QUANTO A XTAGIARIUOS DEVE AOS CLIENTES?
“Neste momento a nossa instituição deve mais de um bilhão de Kwanzas e garantimos aos nossos clientes que vamos pagar todas as dívidas”, afirmou Edson de Oliveira ao Jornal Hora H, acrescentando: “Neste momento temos alguns processos judiciais e extra-judiciais que brevemente vamos ultrapassar e gostaria de dizer aos nossos clientes que a crise é enorme mas a responsabilidade é maior”.
O empresário, visivelmente abatido coma situação, disse ainda que estão cientes que vão pagar todos os clientes até à última moeda que foi depositada na Xtagiariuos.
Por outro lado, Edson de Oliveira acrescentou que a sua empresa já tinha mais de quinhentos funcionários e hoje apenas conta com cerca de trinta porque muitos deles abandonaram a empresa pela situação económica que se está a viver.
“Nós não fechamos a empresa e gostaria que o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, convidasse a sua directora de gabinete, Ana Maria de Oliveira, para assumir o seu erro e elaborarum outrocomunicado, assinado pelo seu próprio punho, a retificar a falha que destruiu a Xtagiariuos”.
REACÇÃO DA CMC DEPOIS DO COMUNICADO DO BNA
A propósito do comunicado do BNA, “a Comissão do Mercado de Capitais, fez um comunicado quase perfeito e só faltou dizer que não tinham licença para darem a Xtagiariuos por operarem na economia real e foi essa resposta que eles nos deram na reunião que tivemos”, aludiu, garantindo aos clientes para que tenham esperança “que o vosso dinheiro vai ser pago porque estamos a trabalhar para o efeito e apelo aos órgãos judiciais que façam bem o vosso trabalho, não quero ser vítima de um erro, pois as pessoas já dizem que já há um mandado de captura para me prenderem”.
Segundo Edson, a Xtagirious surgiu de um projecto que era para uma revista digital que iria retratar negócios, música, moda e, posteriormente, emigraram para a gestão financeira, “que é uma área considerada intocável nosso país, portanto, é onde estamos até agora. Na verdade o processo de fazer dinheiro com dinheiro é muito simples; imagine que alguém tem cem mil Kwanzas e quer fazer um negócio com duzentos mil, nós damos a estrutura e o outro valor em falta e sempre trabalhamos com a economia real. Na verdade o que a Xtagiarious finance faz é captar dinheiro e investir em outros negócios para gerir fundos para os investidores”, esclareceu Edson de Oliveira ao Jornal Hora H.
No princípio do contraditório, o Jornal Hora H, enviou uma missiva ao Presidente do Banco Nacional de Angola José de Lima Massano, a mas de dois meses mas até ao fecho desta edição não fomos contactados.